SEJA AGRADECIDO

SEJA AGRADECIDO!
“Estejam sempre alegres, orem sempre e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus.” (1 Ts 5. 16-18)

A gratidão é uma virtude que precisa ser cultivada e desenvolvida, porque abre nosso coração para o reconhecimento de muita coisa que não costumamos nem notar. Damos um grande passo para nosso progresso espiritual.

Conta-se que após um naufrágio, o único sobrevivente agradeceu a Deus por estar vivo e ter conseguido agarrar-se aos destroços para poder ficar boiando.

Ele foi parar em uma ilha desabitada, fora de qualquer rota de navegação, e novamente agradeceu a Deus por isso.

Embora com muita dificuldade, utilizando os restos dos destroços, ele conseguiu construir um pequeno abrigo para se proteger do sol, da chuva, dos animais e para guardar seus poucos pertences; em seguida, como sempre, agradeceu a Deus.

Nos dias seguintes a cada alimento que conseguia caçar ou colher, ele agradecia.

Um dia, quando voltava da busca por alimentos, encontrou o seu abrigo em chamas, envolto em altas nuvens de fumaça. Terrivelmente revoltado, pôs-se a gritar, chorando:

- O pior aconteceu! Agora perdi tudo! Deus, por que fizeste isso comigo?

Chorou tanto que, profundamente cansado, acabou adormecendo.

No dia seguinte, bem cedo, foi despertado pelo som de um navio que se aproximava.

_ Viemos resgatá-lo - disseram os que chegaram à ilha.

_ Mas ... como souberam que eu estava aqui? - perguntou. _ Eles responderam: Seria impossível não notar esse seu enorme sinal de fumaça!

Para pensar: Quando ele encontrou motivos para não ser grato. Foi quando mais sua ajuda estava a caminho.

A gratidão liberta nossa mente da preocupação e o coração da angústia e leva-nos à compreensão das dores da alma.

As pessoas reclamam, mas não param para analisar o porquê de cada situação; tanto as coisas boas como as ruins que acontecem em sua vida têm a permissão de Deus. Umas coisas acontecem para que você dê valor a vida que tem, outras para mostrar a vida errada que você está levando e outras por causa de suas más ações.

“Agora, vocês que têm juízo, me escutem. Será que Deus faria alguma coisa errada? Será que o Todo-Poderoso cometeria uma injustiça? Ele nos paga de acordo com o que fazemos e dá a cada um o que merece. Na verdade, o Deus Todo-Poderoso não faz o mal e não é injusto com ninguém. Se Deus odiasse a justiça, não poderia governar o mundo. Será que você quer condenar Aquele que é justo e poderoso? Pois Ele sabe tudo o que fazemos e vê todos os passos que damos. Não existe nenhum lugar, por mais escuro que seja, onde um pecador possa se esconder de Deus.” (JÓ 34 v. 10-12, 17, 21-22)

Relatos de pessoas ao longo da história sobre a gratidão mostram que ela é uma abordagem da vida que pode ser escolhida. Não depende de circunstâncias como saúde, riqueza ou beleza. Dizer que a gratidão é uma escolha significa que podemos tomar uma decisão consciente de ver as bênçãos, e não as maldições

Preste atenção nessa história:

Uma senhora contraiu uma doença que não tem cura e ficou muito triste.

Orou a Deus e disse: “Senhor, por que deixastes esse mal me atingir?”

Ela orou muitos anos pela cura e Deus não a curou.

Mas ela com o tempo entendeu: “Essa doença é para honra e glória de Deus”:

Os médicos ficavam admirados quando viam aquela senhora. A doença não se manifestava, ela afirmava que estava controlada por Deus. O próprio médico que cuida dela disse: “A senhora tem que agradecer a Deus, pois sua doença não tem cura e durante todo esse tempo de medicina, nunca vi nada igual, pois a senhora poderia estar internada num estado grave.”

Aquela senhora notou que Deus a estava ajudando e através de sua doença os médicos foram despertados a fé, todos de sua família passaram a se preocupar mais com os cuidados com a saúde.

Muitas coisas que acontecem em nossas vidas são para nos lembrar que existe um Deus.

Algumas pessoas passam por determinada situação de perigo e quando conseguem sair dizem: “Ah! Eu tive sorte.”

Outros sofrem com doenças e quando são curados dizem: “Foi com o meu esforço que consegui tudo isso.” Ninguém se lembra de agradecer a Deus. Não se esqueça que não cai uma folha da árvore sem a permissão de Deus. “Ninguém pode fazer acontecer nada se Deus não quiser. Tanto as coisas boas como as más acontecem por ordem do Deus Altíssimo.” (LAMENTAÇÕES 3 v. 37-38).

Sejamos agradecidos.

“Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria! Sejam amáveis com todos. O Senhor virá logo. Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus.” (FILIPENSES 4 v. 4-7) 

Uma história interessante nos dá conta que o dono de um pequeno comércio, amigo de um famoso poeta, abordou-o na rua:

- Amigo Poeta estou precisando vender o meu sítio, que o senhor tão bem conhece.

- Será que o senhor poderia redigir o anúncio para o jornal?

O poeta aceitou o desafio e então escreveu num papel: Vende-se encantadora propriedade, onde cantam pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortado por cristalinas e murmurejantes águas de um ribeirão.

A casa, banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranquila das tardes na varanda.

Meses mais tarde, o poeta encontra-se com o homem e pergunta-lhe se já havia vendido o Sítio. Nem pense mais nisso - disse o homem. – Quando li o anúncio, percebi a maravilha que tenho em minhas mãos.

Muitas vezes não descobrimos as coisas boas que temos conosco.

Deus concede-nos tantas maravilhas, mas nós nem as percebemos e levamos uma vida de Insatisfação, tristeza e até de ingratidão.

Valorize o que você tem. Os amigos que estão perto de você, o emprego que Deus lhe deu, o conhecimento que você adquiriu, a sua saúde.

Aprenda a reconhecer o valor das coisas. Reconhecer é conhecer de novo ou pensar a respeito de algo de modo diferente do que pensávamos antes. Ao nos dirigirmos para o trabalho, podemos notar pela primeira vez o sol ou um campo florido e subitamente nos sentir cheios de respeitosa gratidão. Um aspecto essencial da gratidão é a ideia do prêmio imerecido, que me foi concedido voluntariamente por compaixão, generosidade ou amor.

Seja agradecido pelos pássaros que cantam ao amanhecer, pelo privilégio de levantar- se do seu leito e iniciar um novo dia. Seja grato pelo sol que desponta no horizonte e também pela chuva que rega a terra sedenta. Seja agradecido pela liberdade em nossa pátria e pela bênção de podermos viver em paz.

Seja agradecido pelo pão nosso de cada dia e pelo teto que lhe dá abrigo.

Seja grato pelo anjo que se acampa ao redor dos que temem ao Senhor.

Seja grato por cada dia que você pode viver.

Tudo é graça de Deus!

Seja agradecido por tudo, porque esta é a vontade de Deus.

Gratidão é admitir que, apesar dos contratempos, a vida é boa e vale a pena ser vivida. Gratidão implica humildade: afinal, não poderíamos ser quem somos ou estar onde estamos na vida sem a contribuição dos outros.

A gratidão é irmã da humildade,

E ambas servem à sabedoria.

Sejamos agradecidos desde o amanhecer até a noite.

Sejamos agradecidos nas grandes coisas e nas pequenas.

Sejamos agradecidos em todas as situações!

Ser agradecido é uma postura e não uma atitude isolada.

Um comentário:

  1. Bom dia pastor. Acabei de pedir a Deus uma palavra sobre gratidão nesta manha e ele me abençoou com esta palavra. Obrigado!
    Deus o abençoe!

    ResponderExcluir