FRACASSO

Texto: Josué 17.17-18 e Juízes 1.17-19.
Josué:
17 Então Josué falou à casa de José, a Efraim e a Manassés, dizendo: Grande povo és, e grande força tens; não terás uma sorte apenas;
18 Porém as montanhas serão tuas. Ainda que é bosque, cortá-lo-ás, e as suas extremidades serão tuas; porque expulsarás os cananeus, ainda que tenham carros de ferro, ainda que sejam fortes.  (Josué 17.17-18)
Juízes 1:

17 E foi Judá com Simeão, seu irmão, e feriram aos cananeus que habitavam em Zefate; e totalmente a destruíram, e chamou-se o nome desta cidade Hormá.

18 Tomou mais Judá a Gaza com o seu termo, e a Ascalom com o seu termo, e a Ecrom com o seu termo.

19 E estava o Senhor com Judá, e despovoou as montanhas; porém não expulsou aos moradores do vale, porquanto tinham carros de ferro.   (Juízes 1:17-19).

Deus prometeu dar a terra de Canaã às doze tribos de Israel. No texto que acabamos de ler, O SENHOR ESTAVA COM JUDÁ, e assim Judá ocupou a região montanhosa, mas não conseguiu expulsar os habitantes dos vales, pois eles tinham carros de guerra feitos de ferro.

A despeito do Senhor estar com eles, embora conquistassem a terra, ELES FRACASSARAM em derrotar o inimigo deles nas planícies, por causa dos poderosos carros de guerra que possuíam.

Isto não parece fazer sentido algum. Deus estava com eles durante cada momento do seu fracasso.

Como devemos entender tal fracasso?

Qualquer cristão que fracassou alguma vez sabe quão devastadora a experiência pode ser e quais questões ela suscita:

-Onde Está Deus?

-Como Ele deixou isso acontecer?

-Estou fora da sua vontade?

-O que faço agora?

-Deus Realmente se preocupa, Ele existe?

Essas são questões angustiantes. Por isso perguntamos: Qual é o significado do fracasso para um cristão?

Ao pensar no assunto, vamos fazer distinção em dois tipos de fracasso:

- Fracasso na vida cristã.

- Fracasso na vida de um cristão

POR FRACASSO NA VIDA CRISTÃ, quero dizer um fracasso no relacionamento e no andar com Deus que um crente pode ter. Um fracasso desse tipo ocorre devido ao pecado. É essencialmente um problema espiritual, uma questão de fracasso moral e espiritual.

Exemplos:

- Uma recusa em atender ao chamado de Deus (Profeta Jonas).

- Sucumbir à tentação (Eva)

- Se casar no jugo desigual (Sansão).


Por onde passa o fracasso na vida cristã?

“Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo”. (1 João 2.16).

- O fracasso na vida cristã, passa pela concupiscência da carne (satisfação sexual),

- pela soberba da vida (egoísmo) ou

-pela concupiscência dos olhos (cobiça).

O fracasso na vida de um cristão, que não esteja relacionado a esses elementos, é apenas parte da vida.

Lembre-se que o fracasso na vida cristã rompe a comunhão de uma pessoa com Deus e tem consequências eternas.  Precisamos confessar tais fracassos a Deus, ou seremos julgados por eles.

Qual é a solução para esse tipo de fracasso: Arrependimento, confissão, fé e obediência.

Em seu livro: “Fracasso: a porta dos fundos para o sucesso”, Erwin Lutzer escreve o seguinte:

“O QUE CAUSA O FRACASSO? O que faz um homem chegar ao final de sua vida e admitir que viveu em vão? O que motiva um homem a cometer suicídio por não ser tão dotado quanto os outros?...O que faz um homem pôr  em perigo seu testemunho cristão e ter um caso com a esposa do vizinho? A resposta: Pecado – especificamente o orgulho, a cobiça ou o desejo sexual”. *

“NATURALMENTE, há fracassos sem relação alguma com motivações pecaminosas: um estudante poderia fracassar na escola, um homem poderia fazer um investimento infeliz. Muitas pessoas têm fracassado em seus empregos ou simplesmente não atingem suas metas. Não deveríamos minimizar esse tipo de fracasso, mas com o tempo não é tão sério como o fracasso espiritual”. *

*LUTZER, Erwin. Failure: The back door to success. Chicago: Moody, 1975. Págs. 41-42.

Dr. Erwin W. Lutzer, é o pastor titular da Igreja Moody desde 1980, nasceu e foi criado perto de Regina, Saskatchewan, Canadá.

Por outro lado, O FRACASSO NA VIDA DE UM CRISTÃO não está relacionado a considerações espirituais. Ele não ocorre devido ao pecado na vida de um crente. É apenas a derrota de uma pessoa, cujo propósito é a aquisição de experiências cristãs na vida diária. Esses fracassos são na verdade falhas no curso normal da vida, falhas que acontecem também na vida de pessoas que são cristãs.

Exemplos:

- Um homem cujo o negócio vai a falência.

- Um Atleta amador que não consegue chegar ao Profissional.

- Um estudante cristão jubilado no seu curso.

- Um trabalhador cristão desempregado

Esse é o fracasso mais difícil de compreender. Se alguém tem andado em fé e obediência ao Senhor, como pode essa pessoa ser levada ao abismo do fracasso? De fato é enigmático.

Por muitos anos, tinha o ponto de vista de que os cristãos que andavam na vontade de Deus basicamente não poderiam fracassar. Talvez fosse apenas ingênuo em excesso, mas não creio assim. É preciso muito discernimento neste ponto de nossa interpretação dos termos.

PRECISAMOS DISTINGUIR FRACASSO DE PERSEGUIÇÃO. A Escritura diz que aqueles que tentam viver piedosamente experimentarão perseguição (Mateus 5.10-12).

10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;

11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.

12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.   (Mateus 5.10-12)

Cristãos que morreram em campos de concentração, perderam seus empregos ou foram discriminados por serem cristãos, certamente não fracassaram em sua missão.

PRECISAMOS DISTINGUIR FRACASSO DE PROVAÇÕES. Os cristãos não estão isentos de provações, ao contrário, tais testes produzem maturidade e resignação. Sem provações seríamos filhos mimados e mal-acostumados.

2 Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações,

3 sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança;

4 e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma. (Tiago 1:2-4).


ENTÃO COMO INTERPRETAR O FRACASSO?

1) A OPÇÃO PELO CAMINHO MAIS FÁCIL.

DESPOVOAMOS SOMENTE AS MONTANHAS. Juízes 1, nós "despovoamos as montanhas" (de inimigos).

19 E estava o Senhor com Judá, e despovoou as montanhas; porém não expulsou aos moradores do vale, porquanto tinham carros de ferro.   (Juízes 1.19).

Isso representa vitória contra os hábitos: a carne, a luxúria - o inimigo dentro do íntimo! Israel estabeleceu os seus altares nos lugares altos, começou a estabelecer a adoração e o louvor, e desistiu do restante da multidão do diabo. Olharam lá embaixo para os 900 carros de ferro e disseram: "O vale pertence ao deus deste mundo. O inimigo pode ficar com ele. Vamos evitar esse local! Permaneceremos aqui em cima e desfrutaremos das bênçãos do topo da montanha.


2) O NÃO ENFRENTAMENTO COM AS QUESTÕES MAIS GRAVES.

NOS RECUSAMOS A DESCER DO PEDESTAL E A ENFRENTAR O NOSSO FRACASSO.

“...porém não expulsou aos moradores do vale, porquanto tinham carros de ferro”.   (Juízes 1.19).

E ESTAVA O SENHOR COM JUDÁ. A vontade de Deus para nossas vidas pode incluir o fracasso?

Chegamos a um momento muito importante, e cremos que sim, a vontade de Deus pode ser o fracasso em algumas questões da nossa vida. Ele pode conduzir você ao fracasso! Isso ocorre porque há coisas que Deus tem de ensiná-los através do fracasso, coisas que ele nunca poderia lhe ensinar através do sucesso.

Muitos fracassam em entender o que o verdadeiro sucesso realmente é. O verdadeiro sucesso não é aquisição de riquezas, poder ou fama. O verdadeiro sucesso repousa na esfera do espiritual ou, para ser mais específico, repousa no fato de conhecer Deus melhor. Em última análise, o importante não é o sucesso aos olhos do mundo, mas o sucesso aos olhos do Senhor.

Ora isso é tanto encorajador como incriminador. Por um lado, é encorajador porque, ainda que fracassemos, o nosso fracasso pode ser a melhor parte do sucesso aos olhos do Senhor. Embora possamos fracassar na tarefa em que estamos empenhados, se respondermos ao fracasso com fé, coragem e dependência na força do Senhor, antes que com desespero, amargura e depressão, somos vistos como sucesso à vista Dele.


COMO LIDAR COM O FRACASSO?

LEMBRE-SE: O fracasso não ocorre por acaso.

PROCURE ENCONTRAR CAMINHOS ATRAVÉS DA ORAÇÃO.

“Os israelitas clamaram ao Senhor, porque Jabim, que tinha novecentos carros de ferro, os havia oprimido cruelmente durante vinte anos”. (Juízes 4:3).

Clamaram os filhos de Israel ao Senhor..." (Juízes 4:3). Ainda é mais forte no original hebraico: "Berraram em uníssono ao Senhor!" Em grupo, desesperadamente clamaram a Deus!

DEUS DISSE: Clama a MIM!!!

Foi a partir da intercessão que chegaram a instruções muito claras:


DEUS DARÁ UM NOVO RUMO.

"Vai, e leva gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom" (Juízes 4.6).

Não poderia ter sido mais claro! Como foi específico: vá ao monte Tibor e reuna 10.000 homens! O inimigo vai lhe atacar com carros de ferro no ribeiro Quisom - Deus vai entregar os carros de ferro e todo o exército em suas mãos!


PROSSIGA NA NOVA DIREÇÃO PELO NOVO CAMINHO.

Prossigamos: “Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou...” (Hebreus 10.20)

Dr. William Lane Craig, nos diz o seguinte:


De forma prática o que precisamos é: aprender com nossos fracassos e nunca desanimar. Só porque fracassou não significa que tudo acabou para você. Você nunca ficará acabado somente por fracassar. Você estará acabado somente se você desistir. Mas não desista! Com a força de Deus, recolha os cacos do seu fracasso e, tendo aprendido com eles, prossiga, há um novo caminho e uma nova direção esperando por você. (Pg.76-77)

CRAIG, William Lane. Apologética para Questões Difíceis da Vida. Trad. Heber Carlos de Campos. São Paulo: Vida Nova, 2010.


Depois dos fracassos, tendo aprendido com eles, prossiga, há um novo caminho e uma nova direção esperando por você.

Débora sabia quando se movimentar e como se movimentar. Exatamente naquele dia ela havia ouvido a Deus!

Para ela, aqueles 900 carros de ferro já eram sucata!

"Sísera convocou todos os seus carros, novecentos carros de ferro, e todo o povo que estava com ele, de Harosete-Hagoim para o ribeiro Quisom. Então, disse Débora a Baraque: Dispõe-te, porque este é o dia em que o Senhor entregou a Sísera nas tuas mãos; porventura, o Senhor não saiu adiante de ti? Baraque, pois, desceu do monte Tabor, e dez mil homens, após ele" (Juízes 4:13,14).

Eles oraram por uma tempestade - e foi a chuva que derrubou as carruagens de ferro!

"Desde os céus pelejaram as estrelas contra Sísera, desde a sua órbita o fizeram. O ribeiro Quisom os arrastou, Quisom, o ribeiro das batalhas. Avante, ó minha alma, firme! Então, as unhas dos cavalos socavam pelo galopar, o galopar dos seus guerreiros" (Juízes 5.20-22).

O rio Quisom transbordou pelas suas bordas. Criou-se um enorme pântano. O inimigo se levantou, montou seus carros, e as rodas afundaram mais e mais na lama. Os carros agora eram um risco! Blocos inúteis de ferro. Olhe para o exército de Baraque animadamente subindo pelas carruagens imóveis, despedaçando ruidosamente as rodas, rasgando os arreios. Será que eles não olharam para aqueles carros afundados na lama, inúteis, e disseram: "Nós tínhamos medo disto?"

"E o Senhor derrotou a Sísera, e todos os seus carros, e a todo o seu exército..." (Juízes 4.15).

CRAIG, William Lane. Apologética para Questões Difíceis da Vida. Trad. Heber Carlos de Campos. São Paulo: Vida Nova, 2010. Págs. 65-77.


Nenhum comentário:

Postar um comentário